ZANNY & ZETTI VOTEX
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
CALOR BATE RECORD DESDE 1988 2014 FOI O ANO MAIS QUENTE
A grande massa de ar seco e quente mantém ativa uma “bolha de calor” sobre diferentes camadas de altitude, o que permite o disparo das temperaturas. A cada dia, a potência do ar quente só aumenta, o que promove a quebra de valores extremos registrados em 2014 e até de vários anos.
Na cidade de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aferiu nesta sexta-feira (17), temperatura máxima de 38,7°C na Zona Norte. Desde que a estação foi aberta, em 1943, os termômetros não marcaram tanto calor. O recorde absoluto era de 37°C aferido em 20 de janeiro de 1999.
No nordeste do estado, em Campinas, a temperatura máxima registrada pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade de Campinas (Unicamp) chegou a 38,1°C, valor igual ao recorde absoluto de 1988.
Já em Presidente Prudente, no oeste paulista, a estação automática do Inmet registrou temperatura máxima do ar de 39,7°C, superior ao valor máximo anual registrado em fevereiro, que era de 38,8°C.
Dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do aeroporto de Presidente Prudente indicaram temperatura máxima de 40°C.
Em São José dos Campos, no leste paulista, região do Vale do Paraíba, a temperatura máxima chegou a 40°C no aeroporto do município, a maior temperatura do ano.
Na mesma região, em Taubaté, a estação automática do Inmet aferiu valor de 38,7°C, o maior desde 30 de outubro de 2012.
No leste de Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima na estação do Inmet atingiu o valor de 42,5°C em Três Lagoas. A maior temperatura do município, no entanto, é de 43,8°C aferido em 15 de novembro de 1962.
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
Para visualizar dados de previsão de tempo para sua cidade e/ou aviso meteorológico oficial consulte Cptec/Inpe ou Inmet. Em situação de risco acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
FONTE:http://deolhonotempo.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS E SUGESTÕES OU PEDIDOS
ZANNYZETTI@YAHOO.COM.BR
ZANNYEZETTIARTEZANATOS@GMAIL.COM